sábado, 1 de setembro de 2012

ENERGIA EÓLICA


 A energia eólica é a energia gerada pelo vento. Onde grandes turbinas, chamadas aerogeradores, em formato de cata-ventos, são colocadas em áreas abertas e com grande quantidade de vento.  O vento passa pelas turbinas fazendo com que estas entrem em movimento, e através de geradores o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
A utilização desse tipo de energia para a produção de eletricidade se deu na década de 1980, na Dinamarca.
Hoje em dia a energia eólica é pouco utilizada, pois apesar de ser considerada uma fonte de energia limpa, que  não agride o meio ambiente e não gera nenhum tipo de poluição, não é possível adotar esta fonte em qualquer lugar, pois para o seu funcionamento ela precisa ser instalada em lugares com grande quantidade de ventos, garantindo o movimento das turbinas.
A avaliação do potencial eólico de uma região requer trabalhos sistemáticos de coleta e análise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos.
No Brasil a região mais propícia pra a instalação de centrais de energia eólica é o Nordeste, onde venta quase o ano todo.

Os países que mais geram energia eólica no mundo:
1º -  China (62,7 mil megawatts)
2º -  Estados Unidos (46,9 mil megawatts)
3º -  Alemanha (29 mil megawatts)
4º -  Espanha (21,6 mil megawatts)
5º -  Índia (16 mil megawatts)
6º -  França (6,8 mil megawatts)
7º -  Itália (6,7 mil megawatts)
8º -  Reino Unido (6,5 mil megawatts)
9º -  Canadá (5,2 mil megawatts)
10º- Portugal (4 mil megawatts)

VANTAGENS E DESVANTAGENS DESSE TIPO DE ENERGIA
Vantagens:
É uma fonte de energia limpa, que não polui nem agride o meio ambiente.
A geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas constitui uma alternativa para diversos níveis de demanda.
Desvantagens:
 Seu funcionamento pode gerar poluição sonora, devido ao barulho das turbinas, e para evitar transtornos à população vizinha, o nível de ruído das turbinas deve atender às normas e padrões estabelecidos pela legislação vigente.
Esse tipo de fonte de energia não pode ser utilizado em qualquer região, pois necessita de uma área que vente bastante e onde o vento atinja certa velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário