A energia de biogás é obtida através da combustão da matéria que chamamos de biomassa. A biomassa é nada a mais além da matéria orgânica disponível na natureza. Essa matéria orgânica é a lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, e até restos de animais ou outros materiais orgânicos.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
O vídeo abaixo deixa mais claro sobre como o biogás é produzido e utilizado.
No vídeo ele fala sobre a necessidade de 15 Kg. de matéria, utilizando 15 vacas e também escretos de porcos para produzir energia, mas lembre-se que ele está se referindo ao funcionamento de uma fazenda inteira, se o biodigestor é para o funcionamento de uma residência comum, consequentemente é necessário uma quantidade bem menor de matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário