O Energia Limpa foi criado por alunos do segundo ano no Ensino Médio da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni com o objetivo de divulgar informações sobre formas de geração de energia limpa e por isso sustentáveis.
sábado, 1 de setembro de 2012
ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é a energia gerada pelo vento. Onde grandes turbinas, chamadas aerogeradores, em formato de cata-ventos, são colocadas em áreas abertas e com grande quantidade de vento. O vento passa pelas turbinas fazendo com que estas entrem em movimento, e através de geradores o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
A utilização desse tipo de energia para a produção de eletricidade se deu na década de 1980, na Dinamarca.
Hoje em dia a energia eólica é pouco utilizada, pois apesar de ser considerada uma fonte de energia limpa, que não agride o meio ambiente e não gera nenhum tipo de poluição, não é possível adotar esta fonte em qualquer lugar, pois para o seu funcionamento ela precisa ser instalada em lugares com grande quantidade de ventos, garantindo o movimento das turbinas.
A avaliação do potencial eólico de uma região requer trabalhos sistemáticos de coleta e análise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos.
No Brasil a região mais propícia pra a instalação de centrais de energia eólica é o Nordeste, onde venta quase o ano todo.
Os países que mais geram energia eólica no mundo:
1º - China (62,7 mil megawatts)
2º - Estados Unidos (46,9 mil megawatts)
3º - Alemanha (29 mil megawatts)
4º - Espanha (21,6 mil megawatts)
5º - Índia (16 mil megawatts)
6º - França (6,8 mil megawatts)
7º - Itália (6,7 mil megawatts)
8º - Reino Unido (6,5 mil megawatts)
9º - Canadá (5,2 mil megawatts)
10º- Portugal (4 mil megawatts)
VANTAGENS E DESVANTAGENS DESSE TIPO DE ENERGIA
Vantagens:
É uma fonte de energia limpa, que não polui nem agride o meio ambiente.
A geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas constitui uma alternativa para diversos níveis de demanda.
Desvantagens:
Seu funcionamento pode gerar poluição sonora, devido ao barulho das turbinas, e para evitar transtornos à população vizinha, o nível de ruído das turbinas deve atender às normas e padrões estabelecidos pela legislação vigente.
Esse tipo de fonte de energia não pode ser utilizado em qualquer região, pois necessita de uma área que vente bastante e onde o vento atinja certa velocidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário