sábado, 1 de setembro de 2012

ENERGIA GEOTÉRMICA


Geo significa terra e térmica vem de calor, ou seja, geotérmica é a energia calorífica proveniente da terra.
Esta energia calorífica é gerada a menos de 64Km da superfície terrestre e é proveniente do magma que pode chegar a atingir 6.000°C.
O magma é resultante de pressões fortes abaixo da superfície e também do calor gerado pela decomposição de substâncias radioativas, por exemplo, urânio e tório. Quando há rachaduras na crosta terrestre esse magma explode em erupções vulcânicas e os gases que são liberados quando há o resfriamento aquecem águas subterrâneas quer se afloram em minas de água quente, as quais serão utilizadas para gerar energia geotérmica.
Para que a energia seja gerada o solo é perfurado em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, por sua vez estes são drenados até a superfície terrestre por meio de tubulações. Após isso este vapor vai até a central de energia geotérmica onde é responsável por girar as turbinas. A energia elétrica é obtida através da energia mecânica presente na movimentação das turbinas quando esta passa por um gerador que a transforma em eletricidade.

Alguns aspectos positivos desta forma de energia são:

Emissão de CO2 e SO2 serem praticamente nulas;

A área para a instalação da usina é pequena;
Ela pode abastecer comunidades isoladas.

Apesar de apresentar aspectos positivos importantes, como toda forma de energia ela apresenta pontos negativos como:


Forma de energia cara e pouco rentável, pois sua eficiência não é muito alta e os gastos para a implantação da usina são exorbitantes;

Pode ocasionar o esgotamento do campo geotérmico;
O calor que é perdido pode aumentar a temperatura do ambiente;
A emissão de ácido sulfídrico que é extremamente corrosivo e nocivo à saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário